O funk e seus estereótipos


Durante uma época o rock foi considerado o estilo musical mais polêmico. Muito se comentava sobre os efeitos que a música causava, principalmente nos jovens, e sofreu muito preconceito.

Atualmente, o funk também tem causado polêmica. Assim como o rock, é alvo de críticas e preocupa sobre os efeitos que as letras, consideradas inapropriadas por falarem de sexo e por supostamente fazerem apologia ao crime, causando desconforto em parte da sociedade. Esse tipo de comportamento fez que com muito fosse questionado sobre o estilo, o tornando um objeto de estudos.

Muito se discute sobre a mensagem que o funk quer verdadeiramente passar e os limites sobre como a vida nas comunidades e o sexo são retratados nas músicas. O estilo se desenvolveu mais no Rio de Janeiro, sendo constantemente associado à região e falando em muitas músicas como é a vida nas comunidades cariocas, do ponto de vista de quem vive nas favelas.  


E quando o funk deixa estereótipos de lado e fala dos problemas do Brasil?


O vídeo acima, talvez quebre um pouco desse estereótipo, ou apenas trataremos como exceção. O nosso objetivo é estimular tanto a cultura contemporâneos tanto quanto a popular.