A essência

Boa tarde, Suburbanous!

Primeiramente, gostaria de agradecer o apoio dos amigos na divulgação da página e a todos os elogios que recebemos dos que gostaram do nosso trabalho.


Eu sei que essa ideia é uma parceria e estou escrevendo em primeira pessoa,
mas até agora ninguém deixou claro qual é a essência e proposta do Suburbanous. Sem essa cumplicidade, não sentiria o sabor do âmago desse projeto.

Ontem à noite estava procurando alguma matéria interessante para postar no blog. Fiquei aflita porque, no vai e vem dos cliques na madrugada, não encontrei algo que realmente fosse relevante e que condiz com a proposta do blog. Obviamente, não há como desmerecer toda a riqueza que há nos sites que acesso com frequência, inclusive posso citar e indica-los enriquecedor cultural como o Carta Capital, Hypeness, Mistura Urbana e etc.
É importante mencionar que nasci e cresci num ambiente onde não existe a valorização cultural, onde o artista é intitulado como "louco" e como alguém que será frustrado a vida inteira por não ter dinheiro para adquirir bens materiais. Cresci num ambiente onde tudo é produto barato e que deve ser vendido. Cito meu pai como exemplo do último. Um artista não desenvolvido, mas com uma capacidade brilhante de criação e inspiração, que vendeu sua arte desde os 17 anos para alimentar sua esposa e suas duas filhas.

Tenho orgulho de dizer que tive uma herança musical muito forte dos meus pais. Desde pequena acostumada ouvir de Caetano e Pink Floyd. Minha curiosidade pela música sempre foi uma fonte de águas abundantes e limpas. Através da música, conheci o cinema, literatura, arte visual, teatro, música erudita e pessoas do ramo artístico.

Mais tarde, conheci a política. Eu me encaixava perfeitamente naquela definição em que o Bertolt Brecht fala do "analfabeto político."Não aprendi a gostar de política  na escola. Eu não ouvia, não falava e não participava dos acontecimentos políticos. Preço do feijão? Custo do remédio? Uma analfabeta burra.
Entre esse período que me dediquei a estudar o básico sobre política, as manifestações no Brasil eclodiram, o que foi um trampolim para a paixão pela política florescer e a fonte de inspiração do nascimento desse projeto que é uma parceria. Descobri que a televisão manipulava pelas redes sociais. Uma desilusão.
Sou de esquerda. Quem é de esquerda sabe que há algo de muito errado com esse país. Sente a fome dos esfomeados, sabe do genocídio de nossos índios e negros . O governo declara guerra aos pobres e desfavorecidos todos os dias!

Suburbanous nasceu da fusão da política com a arte. Essas duas coisas que são necessárias para formar um pensador, estão fundidas na essência desse projeto, que começou quando eu e minha parceira tivemos a ideia de aplicar a tecnica stencil nas camisas, desenhando nossos idolos, criticando o governo e disseminando a arte. Além de criarmos decorativos artesanais, criamos Eco Bags que serão vendidas na loja virtual.  Direito constitucional, somos manifestantes! Vamos usar a arte como forma de protestar, colorindo a cidade e fazendo intervenções urbanas, onde todo o conteúdo será exibido no site, que também haverá um espaço aberto para os artistas da cena alternativa.

Suburbanous ainda está no seu processo de criação, desenvolvimento e formação de público. Quando citei no início do texto que não encontrei o que procurava para o blog, tive uma epifania de que preciso por a essência dessa ideia nele e tentar expor para vocês que admiram nosso trabalho, que não precisamos por algo no blog, feito um golpe de marketing, que vai chamar sua atenção só porque é bonito, legal ou divertido. A nossa intenção é levar algo legítimo até as pessoas, o conhecimento através da arte.