Suburbabous indica: Cidade Cinza

Destaque no maior festival de documentários da América Latina, o filme “Cidade Cinza” que fala sobre a cultura do grafite e como ele é tratado na cidade.
O filme gira em torno de alguns dos mais importantes nomes do graffiti do Brasil, que conquistaram espaço e valorização ao redor do mundo: Os gemeos, Nunca e Nina. Entretanto, por mais talentosos que sejam, eles têm seus trabalhos cobertos por cinza devido a uma lei de combate à poluição visual da prefeitura de São Paulo. Estranho pensar que o trabalho de grafiteiros seja apagado das ruas, já que São Paulo é uma cidade importantíssima na trajetória de quem adere a esse estilo.

Ao mesmo tempo que vemos isso acontecer na selva de pedras brasileira, os artistas citados acima ganham cada vez mais reconhecimento no exterior, sendo por vezes convidados a estamparem a seus desenhos pelos muros de outros países. Com trilha sonora por Daniel Ganjaman, “Cidade Cinza” mostra as ruas, palco da vida de milhões de pessoas, que perdem a riqueza cultural das cores e traços que são constantemente banidos pelo governo. A não valorização do graffiti é a não valorização da própria cultura regional brasileira, que foi agregada ao estilo de grandes artistas, como, por exemplo, Os gemeos.





Assista o trailer: